Cooperação que faz a diferença

As soluções exigidas pela economia circular têm de ser provenientes de áreas diferentes. Por essa razão, em 2015, a Indaver continuou a trabalhar ativamente na sensibilização para a importância da gestão sustentável de resíduos.

Projeto de descontaminação

A Indaver concluiu que pode fazer uma verdadeira diferença se trabalhar estreitamente com autoridades, fabricantes, empresas de gestão de resíduos, organismos de investigação, consumidores e cidadãos. Em 2015, a Indaver esteve envolvida num dos maiores projetos de descontaminação na Europa, em Bonfol, na Suíça, onde a descontaminação está a ser realizada num aterro de resíduos perigosos. Este projeto será concluído em 2016.

Caso de teste

Partilhamos os nossos conhecimentos com a indústria, decisores políticos e instituições de ensino. Estamos à procura de parceiros na nossa indústria e em todos os setores industriais em geral com vista ao desenvolvimento de projetos de trabalho inovadores em consórcio. Colaboramos com centros de conhecimento e investigação. Desde finais de 2015 que as instalações da Indaver em Antuérpia têm funcionado como um caso de teste para uma nova tecnologia de recuperação de calor industrial da fábrica de Qpinch, em colaboração com o Departamento de Química e Tecnologia Orgânica Sustentável da Universidade de Ghent.

Tomar o pulso da situação

Graças à natureza das operações da Indaver e da Katoen Natie, o nosso único acionista, estamos em posição de tomar verdadeiramente o pulso da situação das atividades económicas. Assim, com o apoio da Katoen Natie, a Indaver prevê desenvolver dez novas instalações o para tratamento de plásticos com baixos níveis de contaminação. Cada central, com capacidade para tratar 100.000 toneladas de plásticos com baixos níveis de contaminação, irá custar 80 milhões de euros e criar emprego para 40 pessoas.

Partilhar conhecimentos com os clientes

A Indaver partilha os conhecimentos de que dispõe com os seus clientes e com a sociedade em geral com o objetivo de contribuir para desenvolver sistemas sustentáveis. Em 2015, a Indaver apoiou os seus clientes da indústria dos cuidados de saúde publicando uma série de newsletters com informação relevante sobre como podiam lidar com os resíduos médicos. Paralelamente, também desenvolvemos um guia passo-a-passo para os nossos clientes sobre embalagens seguras e a carga de resíduos com vista a assegurar a conformidade com os regulamentos em matéria de transporte.

Diálogo com o mundo

Mantemos um diálogo totalmente transparente com o mundo e estamos abertos a perguntas e comentários de autoridades, vizinhos, estudantes e cidadãos preocupados. Iniciativas como os Dias Abertos, que decorreram em Antuérpia em 2015 são a oportunidade ideal para permitir a todos os interessados e intervenientes espreitar o que se passa nos bastidores. Por ocasião da abertura oficial da estação biodigestora em Alphen, em abril, decorreu igualmente um mini-simpósio sobre resíduos de Fruta/Vegetais/Jardim de prédios altos.

Relatório de Sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade de 2015 encontra-se disponível em formato PDF no sítio Web da Indaver. Este documento PDF é interativo: os leitores podem clicar para navegar através do documento, seguir ligações externas ou passar para os sítios Web regionais da Indaver.

Share this page