A Indaver investe continuamente no seu talento

A Indaver desenvolve uma procura permanente de sistemas seguros e inovadores para lidar com os fluxos de resíduos complexos e, por vezes, perigosos. Mas, para além da qualidade das nossas estações de tratamento e dos nossos sistemas de gestão, cada vez mais são as pessoas que fazem verdadeiramente a diferença. Em 2015, continuámos a investir no desenvolvimento e na segurança dos nossos trabalhadores que concebem e implementam sistemas para os clientes e a sociedade, como demonstrado no nosso Relatório de Sustentabilidade.

Resultados elevados em segurança

Os registos de segurança da Indaver revelam uma tendência ainda mais positiva em 2015 quando comparada com 2014. Estamos a obter resultados significativamente melhores do que a média das empresas do setor. A maioria dos incidentes que resultam em interrupção das atividades envolveram pequenos ferimentos essencialmente devidos a incidentes como quedas e ferimentos nas mãos não relacionados com o processo de tratamento. Em 2015, a campanha de segurança promovida em todo o Grupo incidiu nestas questões de segurança não relacionadas com o processo.

Cultura de segurança crítica

Para a Indaver, trabalhar em saúde e segurança é a primeira prioridade. Oferecemos os cursos de formação em segurança e as consultas médicas de rotina. Disponibilizamos o equipamento de proteção e certificamo-nos de que as instalações são seguras e os ambientes de trabalho são adequados. Promovemos uma cultura crítica que encoraja os trabalhadores a propor melhorias e a chamar a atenção de quem tem comportamentos pouco seguros. A direção mantém um diálogo sobre segurança com as várias equipas. Esta campanha intensiva está a produzir resultados positivos.

Recursos humanos estáveis

A Indaver orgulha-se de ter 1.687 trabalhadores em 2015. A nossa intenção é atrair, desenvolver e manter talentos. Investimos em 57.869 horas de formação e desenvolvimento para os nossos trabalhadores. Com a nossa política de empregabilidade sustentável procuramos proporcionar ao nosso pessoal uma carreira profissional duradoura, motivante e desafiante, assim como assegurar que se desenvolvem de forma a manterem-se empregáveis. A idade média dos nossos trabalhadores é atualmente de 43,9 anos, com uma média de 11,6 anos de serviço.

Reter o talento

Em 2015 introduzimos um novo software de gestão da aprendizagem na Bélgica, chamado People Platform, que ajuda os trabalhadores a mapear o seu percurso de aprendizagem. Nos Países Baixos, os locais de trabalho foram analisados por um especialista com vista à introdução de melhorias ergonómicas e organizámos seminários sobre como dormir melhor, como parar de fumar e comer de forma mais saudável. Na Irlanda, foi elaborado uma brochura que resume todo o programa de formação da gestão. Na Alemanha, a Indaver alterou o regime de turnos em consulta com os trabalhadores.

Encorajar a inovação

A economia circular exige novas soluções. Os processos de produção necessitam de ser mais eficientes, a prestação de serviços e os modelos de negócio mais inovadores. A Indaver tem aqui um papel a desempenhar e está a preparar uma abordagem sistemática à inovação de mercado. A inovação de mercado tem a ver com sistemas que são novos à organização da Indaver, nomeadamente inovações tecnológicas e novas formas de prestação de serviço. A Indaver organizou um concurso interno de inovação em 2015 para lançar esta nova abordagem. OS trabalhadores submeteram 50 propostas, bem distribuídas entre tecnologias novas e já existentes, assim como modelos de negócio.

PDF interativo

O Relatório de Sustentabilidade de 2015 foi compilado com base no modelo dos cinco P, os nossos princípios para uma empresa sustentável: Política, Pessoas, Planeta, Parcerias e Prosperidade. Cada capítulo abre com uma declaração de visão na qual – para cada um dos princípios – explicamos como a Indaver está a fazer a diferença com as suas operações especificamente no critério da sustentabilidade. Este relatório encontra-se disponível em formato PDF no sítio Web da Indaver. O PDF é interativo: com um clique, os leitores podem navegar através do documento.

Pode ler o Relatório de Sustentabilidade de 2015 da Indaver aqui.

Share this page